domingo, 10 de junho de 2012

Gêneros literários

Conto

Os contos são pequenas narrativas, estruturadas em parágrafos e em seus textos, estão contidas várias situações rotineiras. Os contistas ou escritores de contos relatam nos acontecimentos cotidianos, histórias cômicas, do folclore brasileiro, mas sempre são ocasiões bem populares.  Outro elemento do conto, é que ele se aproxima bastante de poesias e crônicas.
 
No antigo Egito, há cerca de 4000 a. C., já existia um livro em forma de conto, chamado de "O livro do Mágico". Os judeus também têm muitos contos escritos nas suas escrituras sagradas.  A Bíblia Sagrada é repleta de histórias como José do Egito, Sansão e Dalila, Rute, assim como os contos orais e escritos. Nessa categoria, podem-se destacar as parábolas de Jesus Cristo: o bom samaritano, o filho pródigo, o semeador, entre outras.

Os contos cresceram em proporções elevadíssimas. Há famosas histórias como “O barba azul”, “Cinderela”, “O gato de boas”, e outras. Enfim, os contos se modernizaram entre os séculos XVIII e XIX, no momento em que os irmãos Grimm reescrevem e publicam contos como “A bela adormecida”, “Rapunzel”, “Branca de Neve” e etc. 


Fonte: Gêneros literários. Disponível em: http://generos-literarios.info/mos/view/G%C3%AAneros_Liter%C3%A1rios%3A_Narrativo/. Acesso dia 10 junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário